quinta-feira, 28 de maio de 2009

Proposta de Oficina - Desmonte a Sua Cidade

AMANHÃ, SEXTA-FEIRA, DIA 29/05, ÀS 14H, NO SESC SANTOS, OFICINA GRATUITA MINISTRADA POR ATORES DA CIA DE DOMÍNIO PÚBLICO! NÃO PERCA! BASTA COMPARECER!

Objetivo:

A Cia de Domínio Público apresenta o seu projeto de Oficina “Desmonte a Sua Cidade”, sob dois aspectos estruturais. Um deles se refere à direção para a qual se voltará o olhar dos participantes, onde as informações e inspirações para o fazer teatral, artístico e crítico, serão coletadas. No caso da Cia de Domínio Público, para a criação da peça, esse espaço foi o Largo da Batata, em Pinheiros, e a região circundante, a região da Avenida Faria Lima, tendo como pano de fundo o projeto de “Reconversão Urbana do Largo da Batata”.

Na Oficina, estimularemos o olhar dos participantes para os processos de alterações urbanísticas de sua cidade. O outro aspecto se refere à pesquisa do procedimento de criação artística do grupo: a proposta de criação coletiva na qual as funções essenciais para a criação de uma montagem teatral, determinadas no estágio atual da pesquisa do grupo, em dramaturgia, direção e atuação, são exercidas, concomitantemente, por todos os componentes do grupo.

A Companhia de Domínio Público almeja lançar luz sobre a participação dos cidadãos na mudança do espaço urbano e também sobre a participação dos artistas no processo de criação de um espetáculo. Dessa forma, o olhar sobre o tema dialoga com o processo de criação das cenas que serão criadas durante a Oficina. (TEMA)

Com base nesses dois enfoques é que a Oficina será estruturada. Dessa forma, de um lado, o grupo proporá transformar em cena as situações vividas pelos participantes que dialogam com a peça na medida em que serão situações que mostram o cidadão frente às mudanças urbanísticas de sua cidade e, de outro, no processo de criação, o grupo estimulará a consciência dos elementos utilizados para a construção da cena, sugerindo procedimentos e dinâmicas que caracterizam uma criação coletiva.
Ao propor a Oficina, o grupo não pretende relacionar-se com os participantes como detentor de algum saber teatral superior e, portanto, hermético, mas, pelo contrário, estimular a troca de experiências artísticas e afetivas e as reflexões críticas sobre todo o material a ser abordado no trabalho.

Metodologia:

Tratando-se a peça “Desmonte – A Grande Obra” de uma reflexão sobre o espaço público e suas alterações, teremos a oportunidade, com a Oficina, de dividirmos com os participantes nossa pesquisa e identificar como esse processo é apreendido pelos habitantes de outras cidades.

Para tanto, o grupo mostrará um vídeo com o “Relatório de Obras” (material a ser utilizado) que veicula um resumo do processo de criação do grupo baseado em depoimentos, entrevistas, pesquisa de campo, dentre outros procedimentos, colhidos no Largo da Batata e como essas situações se reverteram em cenas e compuseram o resultado artístico do grupo.
Passaremos, então, à abordagem das situações vividas pelos participantes que dialogam com as situações abordadas na peça e proporemos a transformação da dessas situações em cena.
Do material levantado, o grupo proporá improvisações entre os participantes de forma que eles possam experimentar o processo de criação da Cia. Durante o levantamento das cenas por grupos de participantes, os atores da Companhia identificarão alguns elementos e procedimentos característicos da criação coletiva, ou seja, como cada um dos participantes trafegará entre o olhar do diretor, do dramaturgo e do ator no processo de criação das cenas.

Na divulgação e no ato da inscrição dos participantes na Oficina, solicitaremos que os participantes assistam ao espetáculo, em dia anterior, de forma que o entendimento da proposta do grupo seja apreendido de forma a proporcionar o melhor aproveitamento possível do trabalho.


Cronograma e Público- alvo:

Duração: 3 horas
Número de participantes: pode variar de 15 a 30 pessoas;
Faixa etária: idade superior a 14 anos;
Oficineiros: Atores da Cia de Domínio Público
Público-alvo: Estudantes e professores secundaristas e universitários, de cursos ligados ou não a artes cênicas, atores de grupos de Teatro das cidades e interessados em geral, estudantes das áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo.

O Workshop:

15 minutos - Aquecimento de voz e corpo;
45 minutos - Integração e jogos teatrais para a integração entre os participantes;
15 minutos: - Apresentação, em vídeo, de vídeo do grupo que mostra um resumo do processo de criação do espetáculo intitulado “Relatório de Obras” – o vídeo em, questão se encontra anexado ao presente projeto;
15 minutos – Breve discussão entre os participantes sobre situações vivenciadas pelos participantes que indicam as repercussões das mudanças urbanísticas na vida dos cidadãos.
40 min – Criação de Cenas com a supervisão dos integrantes do grupo identificando os elementos que compõe a criação da cena: Dramaturgia, Direção e Atuação;
30 minutos - Apresentação das cenas;
20 minutos - Discussão e registro.

Nenhum comentário: