terça-feira, 5 de maio de 2009

A Peça Desmonte

A peça surgiu a partir de um projeto teatral na região do bairro de Pinheiros, e tem como objetivo mostrar o caos em que se encontra a nossa cidade, com a ausência do humano nas reformas urbanas.
A criação da dramaturgia é coletiva, as criações, os personagens, e as histórias surgiram do grupo. O diretor da peça, além do autor, também é coletivo.

A peça faz uma retrospectiva da fundação da empresa, desde o lançamento, passando pelas mudanças, pelo caos criado como conseqüência das obras até a chamada “solução”, oferecida pela parceria público-privada para dar cabo do que saiu do controle. Durante todo o espetáculo não é revelado o dono da empresa, chefes, prefeitos ou outros políticos.
Foi utilizado como chamada, na abertura da peça, o lançamento de um grande empreendimento imobiliário, promovido pela empresa Desmonte Corporation, que pretende criar uma nova cidade.
Tudo começa na parte externa do teatro, numa cerimônia de inauguração onde o dono da Desmonte Corp. não pode comparecer. Nesse instante, inesperadamente, ocorrem explosões e funcionários uniformizados da empresa passam correndo.
Surge uma cigana prevendo o futuro, dizendo que tudo está um caos, que todos serão ‘engolidos’ pela terra, que todos vão morrer, mas ninguém acredita. Ela então chama o público para dentro do teatro a fim de ver o que aconteceu com a população depois dessa inauguração.
Esta peça é o resultado de um estudo no Largo da Batata, realizado pela equipe da Companhia do Domínio Público a qual, durante meses, apresentava outra peça em teatro da região. Nas mudanças que ocorreram por lá, desde tirar os camelôs para poder ‘limpar’ a região, até mudar ponto de ônibus, não houve ao menos um aviso prévio.


Fotos: André Benevides

Nenhum comentário: